Escultura de Aida Sousa Dias
« Ora, como ele diz, os grandes autores ensinam-nos pelo menos tanto sobre a condição humana como os maiores sociólogos, psicólogos e filósofos.(…)
“Em regra, o leitor não profissional (...) lê essas obras, não para dominar melhor um método de leitura, nem para dele extrair informações sobre as sociedades em que elas foram criadas, mas para nelas encontrar um sentido que lhe permita compreender melhor o homem e o mundo, para nelas descobrir uma beleza que enriqueça a sua existência; fazendo-o, compreende-se melhor a si mesmo. O conhecimento da literatura não é um fim em si, mas uma das estradas reais que conduzem à realização de cada um." Ora o ensino volta as costas a este caminho... (…)"E ter como professores Shakespeare e Sófocles, Dostoievski e Proust, não é beneficiar de um ensino excepcional?”»
Vasco Graça Moura sobre a Literatura…
“Em regra, o leitor não profissional (...) lê essas obras, não para dominar melhor um método de leitura, nem para dele extrair informações sobre as sociedades em que elas foram criadas, mas para nelas encontrar um sentido que lhe permita compreender melhor o homem e o mundo, para nelas descobrir uma beleza que enriqueça a sua existência; fazendo-o, compreende-se melhor a si mesmo. O conhecimento da literatura não é um fim em si, mas uma das estradas reais que conduzem à realização de cada um." Ora o ensino volta as costas a este caminho... (…)"E ter como professores Shakespeare e Sófocles, Dostoievski e Proust, não é beneficiar de um ensino excepcional?”»
Vasco Graça Moura sobre a Literatura…
4 comentários:
Mia, a leitura tem que ser um prazer e raramente se tira prazer de uma coisa que é obrigatória. Posso-lhe dizer que sou uma viciada em livros e na escola tive uma implicância muito especial pelos clássicos que hoje tanto aprecio. A escola pode fazer alguma coisa mas o trabalho de base tem que ser feito em casa. A minha filha e o marido, homem de teatro, só oferecem livros aos filhos dos amigos no Natal, mas olhe que às vezes dá-me a sensação que são os únicos que as crianças recebem. Crê que vão facilmente tomar o gosto pela leitura? Não há hábitos...E é claro que se empobrece (embrutecer acho forte), fica-se limitado à sua vidinha, sem conseguir estabelecer paralelismos entre a sua realidade e a dos outros. Sabe o que já me disseram? Que Deus protege os ignorantes, que as pessoas são mais felizes desconhecendo muitos factos. Apetece acrescentar qq coisa menos abonatória ao felizes não é?. Não a maço mais, hoje estou sem inspiração para postar e deu-me para escrever demais.
Até amanhã
O Vasco Graça Moura só devia escrever sobre literatura..lool!
Acho que cada pedaço de um livro, sobretudo se dos clássicos, nos acrescenta um pedaço a nós como pessoas. Apesar de tudo, a vivência das coisas traz-nos uma visão diferente do que somente lê-las.
Boa Noite Gi!
Penso que o problema está na maneira como se dão as obras nas escolas, para mim era entediante ter que analisa-las, tirava o prazer e a vontade de ler fosse o que fosse, ensinam-nos a teorizar e esquecer, de uma certa maneira, o sensível…Odiava quando tinha que analisar um poema!
Acho importante que exista essa referência na escola, porque por vezes o trabalho que deve ser feito em casa não o é, dou o meu exemplo, que tive e tenho pais que pouco se interessam pela leitura, e o ter-me cruzado com alguns professores, que me ensinaram e me transmitiram um conhecimento fantástico nesse campo, foi deveras positivo para a minha formação.
Isto para lhe dizer que se continua em querer que se saiba analisar e não compreender e sentir o livro, perdendo-se o interesse, e a palavra embrutecimento, de facto é muito forte, mas na altura do post foi a que mais me pareceu adequada, agradeço-lhe a sugestão bem mais leve ;.)
Não sei se me entende, mas basicamente concordo com o que disse, e foi desse modo que interpretei o artigo.
Não maça nada, antes pelo contrário, escreva e opine sempre.
Resto de um a boa noite
Isobel
E é por isso que é tão bom, que por vezes, nos identifiquemos com algumas personagens… work in progress ****
Enviar um comentário